SOBRE PSICOTERAPIA NO PERÍODO PERINATAL
- Alessandra Menel
- 11 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Neste post irei esclarecer alguns aspectos sobre a Psicoterapia no período Perinatal...
O que é a Psicoterapia no Período Perinatal e quais seus objetivos?
A Psicologia Perinatal é uma especialidade da área da Psicologia com enfoque no cuidado e atenção à saúde mental materna e do bebê, abrangendo o planejamento gestacional, a gravidez e também o período pós-parto. É indicada para mulheres e famílias que estão passando por complicações emocionais durante este processo. O psicólogo atua através de técnicas e intervenções com o objetivo de promover a qualidade de saúde mental da mulher e família durante o período Perinatal.
Como saber quando buscar ajuda?
A gravidez é um período de muitas mudanças psicológicas e também físicas. Caso você tenha dificuldade em lidar com estas mudanças e sentimentos gerados durante a gestação ou período pós-parto, e estas dificuldades estão prejudicando a realização de atividades do dia a dia, pode ser a hora de procurar ajuda profissional.
Como ocorrem as sessões e o processo de Psicoterapia?
As sessões duram cerca de 50 minutos, e ocorrem semanalmente. Durante as sessões, questões relacionadas a complicações psicológicas no período Perinatal são trabalhadas. Muitas vezes, a participação da família se torna necessária nos atendimentos, atuando como rede de apoio.
Este processo costuma ocorrer durante a gestação ou até um ano após o nascimento do bebê, tendo em vista que as questões a serem trabalhadas são pontuais. Porém, cada indivíduo possui suas particularidades, e não há como definir um tempo para a duração do tratamento.

Comentários