SERÁ QUE ESTOU MIMANDO MEU BEBÊ?
- Alessandra Menel
- 26 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Essa é uma frase típica que muitas mães ouvem após o nascimento do bebê: “Não pega tanto ele no colo, você está deixando ele mal acostumado”. Se você já passou ou está passando por isto, provavelmente se sentiu confusa em muitos momentos. Mas afinal, como agir, o que fazer?
Após o nascimento, o bebê precisa adaptar-se ao novo mundo em que está inserido. Passa do aconchego da barriga de sua mãe para um mundo com estímulos diferenciados, como luz, temperatura, sons, e tudo isso é muito novo. Para que ele consiga se adaptar da melhor forma precisa sentir-se seguro e confortável.
Por este motivo, especialmente nas primeiras semanas é preciso dar toda a assistência que o bebê necessita quando solicitada. Portanto, não é errado oferecer carinho, colo e aconchego para o bebê quando ele chora, isso não fará com que ele seja mimado. Pelo contrário, a partir disto, ele entenderá que não está sozinho no mundo e sentirá a segurança que necessita. Com o passar do tempo e de maneira natural, irá entender que seu desconforto não durará para sempre e aprenderá a esperar, pois aprendeu anteriormente a confiar.
Pois bem, existem algumas ações que podem de certa forma deixar o bebê com o comportamento de uma crianças considerada “mimada”, e estes são alguns exemplos:
· Pegar o bebê no colo somente quando chora. Assim ele entenderá que só ganhará colo se chorar.
· Reagir sempre do mesmo jeito ao choro do bebê, dando colo. Muitas vezes, o bebê não precisa somente de colo, mas sim que conversem com ele, brinquem, ou talvez esteja apenas desconfortável por estar com frio ou calor.
· Colocar-se a dispor da criança o tempo todo. Com o passar dos meses, ela irá se desenvolver e aprenderá a se distrair brincando, observando coisas ao seu redor, por exemplo. Mas se você se colocar a dispor do bebê o tempo todo, isto não irá acontecer e ele sempre solicitará sua presença.
Espero ter ajudado e esclarecido suas dúvidas com estas informações!
Comentários